/> EU AMO DORAMAS: SHINee | The Story of Light (Epilogue) e a mensagem oculta em Countless

Aviso!

ATUALIZAÇÃO em: 03/03/21

Vamos passar por uma reformulada no Layout em breve e aí, todas as postagens que estão com probleminhas de chá de sumiço de imagens e partes do texto, vão finalmente ressurgir das cinzas como uma fênix. Também estamos vendo nossas artes, principalmente as logos usadas por nós, em produtos comerciáveis e gostaria de pedir que não roubem as imagens do site, pois todas foram compradas para serem únicas e exclusivas. O logo, a edição das capas, tudo. Se virmos espalhadas por aí, vamos processar, porque temos direito de imagem sobre elas, agora, tá? Beijos de luz!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

SHINee | The Story of Light (Epilogue) e a mensagem oculta em Countless


Hoje, eu decidi sair um pouco do mundo dos Doramas e falar de SHINee, um grupo de kpop extremamente popular, que está junto há mais de 10 anos e enfrenta a perda de um integrante, desde 18 de Dezembro de 2017.


  

Vocês devem ter ouvido falar do JongHyun, o integrante que sofria de depressão e cometeu suicídio, deixando uma carta de despedida onde expressava toda sua angústia e luta contra a doença... - Respira! - ... chocando as SHAWOLS (SHINee World - nome que se dá aos fãs de SHINee) de toda a Coréia do Sul e Japão, além de uma boa quantidade de fãs espalhados pelo Brasil, Filipinas, entre outros países. - Calma, não pretendo fazer desta REVIEW algo triste, pelo menos assim espero, embora meu emocional ainda esteja abalado com a sua morte repentina e eu ter quase certeza de que será. Mas, quero mostrar a todos o quão esse álbum é poético e maravilhoso! - Porque, sim, o JongHyun era um dos vocais mais belos do Kpop, chegando a alcançar a quarta oitava sem maiores dificuldades. - Respira de novo, e com nó na garganta! - Sem falar que era lindo!


"SHINee" tem a trilha sonora mais impactante, significativa e complexa da minha humilde vida, principalmente nesse meu vício no Mundo Coreano. Quem me conhece, aqui no TG, sabe que os Doramas são minhas paixões e preenchem boa parte do meu tempo, mas agora lhes apresento um outro lado meu, também sensível, mas extremamente especial: o SHINee (샤이니). Vou acabar, cedo ou tarde, me repetindo, mas tenho que dizer: o SHINee é um grupo extremamente sensacional! Não só pela forma maravilhosa como enfrentam o luto, mas principalmente pela qualidade vocal e musical. - Digo, sem medo de errar: Se você gosta de qualidade e der uma chance para eles, vai se apaixonar! - Por ser um grupo experimental, é em essência marcado pelo R&B contemporâneo, com uma pegada Retrô, uma pitada de música Eletrônica e um pouco de Rock e aquela sonoridade house noventista característica do SHINee. - E, se você acha essa mistura um pouco desafiadora, o SHINee vai te mostrar que ela é possível... e da melhor forma! - Seu público alvo é um pouco mais robusto e restrito, também por conta do estilo musical deles, - com perdão e respeito aos fãs de BTS, grupo de kpop de estilo hip hop, que alcança um público mais jovem e, por isso, é maior  - contemplando a faixa-etária de shawols de 30 anos para mais e para menos.


Donos das vozes em "Stand By Me", OST de Boys Over Flowers, e composto, atualmente, pelos integrantes Onew (líder do grupo, dono de uma voz espetacular e de um longnote de responsa - 40 segundos na mesma nota, cantando FRIENDS), Min Ho (rapper principal e ator nas horas vagas - meu vício em doramas agradece), Taemin (o mais novo do grupo, mas um excelente dançarino contemporâneo, inspirado no Michael Jackson e responsável pelas performances mais artísticas e poéticas que eu já vi na minha vida - vide MOVE) e Key (o cabeça do grupo, majestoso, rapper, estilista, apresentador, cozinheiro e dono d'um olhar extremamente sedutor, enigmático e... - okay, parei - eles são considerados como "Príncipes do K-pop", pois foram lançados com o objetivo de CRIAR tendências em todas as áreas da música, moda, dança, etc... - E, quando eu disser que eles criam tendências, acredite em mim. - Basta pesquisar sobre as performances de SHERLOCK e LUCIFER, que você vai entender.

  

Uma das coisas que mais amo no SHINee é a autenticidade de estilo musical que eles têm, o nítido amor que os integrantes têm um pelo outro - afinal, são mais de 10 anos juntos, né, minha gente? Uma vida! - pelas Shawols, pelo compromisso que assumiram, pela coreografia que fazem e pela música que cantam - e encantam - e o fato deles serem uns verdadeiros palhaços e brincalhões onde quer que estejam, enfrentando a dor que for, suportando de cabeça erguida alguns comentários maldosos de algumas pessoas que
não devem ter uma louça para lavar, ou
desconhecem o trabalho deles, e a pressão e exigência do Mundo Kpop. Eles, simplesmente, amam o que fazem e o que são. - E eu os amo por tudo isso!


Em Setembro deste ano (2018), o SHINee, da gravadora SM Entertainment, lançou o Álbum "The Story of Light - Epilogue" (A história da Luz - Epílogo), que é um repackage dos mini-álbuns "The Story of Light - ep 1", "The Story of Light - ep 2", "The Story of Light - ep 3" e o acréscimo de uma música nova, somando-se, ao todo, 16 faixas, dentre as quais temos 4 singles: Do ep 1 "Good Evening", do ep 2 "I Wan't You", do ep 3 "Our Page" e do repackage "Countless". O lançamento dos mini-álbuns deu o que falar, pois o Comeback foi realizado em Junho, em comemoração aos 10 anos de SHINee - contados a partir do dia do Debut (25/05/2008) - 6 meses depois da morte do JongHyun. Algumas pessoas (desumanas, eu diria, sem um pingo de educação, bom senso e respeito à dor e ao luto deles) os acusaram de estarem explorando a morte do integrante para se manterem visíveis - como se precisassem disso! - Mas, o SHINee se manteve firme e mostrou para todos os SHAWOLS que é possível vermos o JongHyun em todas as suas músicas - vou me ater, aqui, nos singles - e MVs, a começar pela capa dos CDs. - Então, vamos lá!

~ ♥ ~

GOOD EVENING
Clique no nome cima para ouvir e assistir o MV.


A raposinha nas capas dos 4 álbuns? Representa 0 JongHyun que amava O Pequeno Príncipe. Ela aparece, primeiramente, em Good Evening, que traz em si diversas referências a ele: A letra, escrita com contribuições de Minho e Key, "traz a esperança de escapar da escuridão e da noite, com os pensamentos que se personificam e assombram todos os nossos passos, nos tragando de volta para a escuridão". - É impossível não lembrar da carta de suicídio do JongHyun, aqui. Mas, okay, okay, respira fundo, Rackys e enxuga as lágrimas! A todo instante, para quem conhece o SHINee, você se depara com as emoções profundas do grupo, no sentido de perceber como estão lidando emocionalmente com o que aconteceu e vê no conjunto da obra, de uma forma extremamente poética, o envolvimento deles com o cenário, dando a entender que se sentem enclausurados dentro daquela realidade. - Bem como JongHyun dizia se sentir. 

Resultado de imagem para shinee good evening gif 

E, me desculpem reforçar isso, mas é que na verdade, tudo em Good Evening lembra o JH, e o SHINee quis representar isso no seu MV, fosse na letra, fosse na raposa, na sombra ou na dança, agora, mais "solta"... O fato é que a performance, que aqui, foge um pouco da rigidez performática perfeita do k-pop - a qual o SHINee é reconhecido pela excelência - com certeza, teve alguma contribuição do Taemin, pois mistura movimentos fluídos e bruscos, que dão a impressão de serem completamente aleatórios - o que aparentemente pode ser proposital, afinal, as sensações são tudo, menos organizadas.

I WAN'T YOU
Clique acima para ouvir e assistir o MV.


Essa faixa, ao meu ver, é mais alegre e representa uma fuga, aquilo que o SHINee gostaria que fosse o mundo, de uma maneira bem utópica e estereotipada. Isso você percebe na letra - que, confesso, é uma das poucas que sei, verdadeiramente, cantar - e durante o MV, coisas estranhas acontecem, onde se é esperado grandes catástrofes e estas se transformam em situações mais inusitadas e divertidas. É como se eles falassem de um mundo onde a dor não existe, nem o perigo, nem coisas ruins.Por que será, né!?


A vibração relaxada da música combina bem com a produção de verão e este estilo mais tropical que adotaram. A sensação que dá é que se outros grupos cantassem I wan't you, talvez, virasse uma música que poderia ser facilmente esquecida, mas o SHINee, por ser o SHINee, não deixa isso acontecer! I wan't you abre com um sintetizador tropical, emoldurando um verso de queima lenta que começa a se tornar mais dinâmico à medida que os ganchos vocais cativantes “oh na na na” são adicionados. E aí surge a poderosa mistura vocal do grupo... e olha, é perfeito! - O Taemin está com um vocal simplesmente maravilhoso! Já a performance, volta com aquela rigidez do passo-a-passo e sincronismo perfeito.

Um paralelo entre Good Evening e I Wan't You
Enquanto Good Evening e I wan't you, parece que se completam, não só no MV, onde uma termina com eles fugindo e encontrando um poço e a outra começa nesse mesmo poço e eles mergulhando nessa água rosa, temos na letra: "As memórias esquecidas e as lágrimas derramadas... eu queria que o tempo voltasse" que faz menção clara ao momento que o SHINee está passando. Ao meu ver, em Good Evening, eles não escondem o luto que estão passando, mas em I wan't you, eles desejam que tudo passe logo, descrevendo o anseio por uma realidade diferente.


O MV de “Good Evening" explora a perda e a atenção quando a perda é dolorosamente pública (isso meio que se explica no "Aquário de vidro" em que estão inseridos, ou a performance no papel celofane), mostrando as influências externas no grupo, mexendo com eles ao ponto de se sentiram sufocados, até o momento em que conseguem fugir disso e "I Want You" reconhece a dor, mas procura evitá-la com fantasias e indulgências, parece uma espiada nos desejos e emoções internas do grupo.

OUR PAGE 
Clique acima para ouvir e assistir o MV.

Na mesma vibe, Our Page vem para acabar de vez com qualquer mínima estrutura sentimental que nós, Shawols, tentamos manter para dar força a eles. Eles têm, com notável graça, reconhecido e honrado a memória de JongHyun de uma maneira que parece transformadora.  É o momento em que eles, absolutamente tristes, finalmente dizem: "Okay. Aconteceu! Não dá para voltar atrás e temos que seguir em frente. O JongHyun estará eternizado em nossos corações e em nossas músicas. Desde antes do nosso debut, hoje e sempre, seremos 5 mãos, uma sobre a outra! - Pausa para chorar, porque não sou de ferro...

[...]

Okay! Respira! - Eis aí um resumo da letra de Our Page, escrita pelos integrantes do SHINee - e me desculpem não conseguir me conter, mas é que eu sei o quanto este MV é extremamente sincero e o quanto que os sentimentos dos 4 meninos escancarado, palavra por palavra, é verdadeiro! - O MV começa com os meninos tentando, dentro da dificuldade de cada um, seguir a vida com seus trabalhos e hobbies, e terminam com eles subindo uma escada num caminho de luzes, na cor do SHINee (verde água perolado), que vão se acendendo em direção ao palco, com 5 microfones de vidro, sendo o do centro... vazio... representando o JongHyun. Neste MV não tem muita simbologia porque os sinais são gritantes e saltam os olhos, fazendo com que seja, humanamente, impossível assistir Our Page, sem chorar!


É, simplesmente, o melhor final de álbum (historicizado) que eu já vi! Não apenas por ser SHINee, mas por ter tanta poesia, tanto sentimento e tanta sinceridade, estampados em cada detalhe, em cada referência, em cada lágrima que você sabe que eles estão soltando... Não se trata de um álbum de músicas pela música, algo feito para pura comercialização, mas são músicas com letras que vem de dentro, que tocam na alma, que parece que arranca do peito... É o SHINee tentando mostrar que vai continuar sendo o SHINee, mesmo sem a presença física do JongHyun, mas espiritual. É o SHINee dizendo que em cada MV, em cada letra e em diversas referências, discretas ou não, o JongHyun estará lá, inspirando cada um deles. Bem, como eu, claramente, não estou em condições (e nem maturidade para isso, pelo visto) de terminar o review de Our Page, vou deixar dois links para vocês, com reviews perfeitos e emocionantes: Um do Canal Sim sou Silva  que é um review de Our Page e o outro da Gaby Brandalise, que faz um review completo dos 3 mini-álbuns do The Story of Light, de uma forma bem entregue e honesta.

COUNTLESS
Clique acima para ouvir e assistir o MV.


Para finalizar, o SHINee recém-lançou Countless. Uma vez que a música começa, vem o inconfundível sussurro do membro Taemin, as doces vozes de Onew Minho e a facilidade de agilidade de Key. Quando os quatro se reúnem para o refrão, a música incha e explode com brilho e paixão. É o momento em que a gente se delicia com seus vocais poderosos e harmoniosamente combinados soando sobre uma harmônica de música cantada e sintetizadores dance-pop. Countless é sobre perceber o valor incalculável daqueles que você ama - um sentimento que vem até mesmo se você não fala coreano. A câmera apenas movimenta os membros enquanto eles expressam o coração da música: "Eu tenho inúmeras razões pelas quais eu te amo mais e mais." 


Countless é uma melodia animada e alegre. Apesar de ser uma casa tropical, na verdade tem muito mais profundidade do que você poderia esperar, e o refrão realmente se destaca por mostrar alguma habilidade vocal séria dos quatro integrantes. E eu gosto de como o sintetizador entra e sai durante a música também, deixando os garotos carregar a música. O vocal dos quatro está, absurdamente, perfeitos (sobretudo o agudo do Taemin) e a coletânea "The Story of Light - Epilogue" representa, portanto, ao menos para mim, tanto uma reflexão nostálgica sobre a jornada do grupo até agora, quanto um prenúncio de um futuro promissor, com o JongHyun iluminando seus passos e exercendo influência em tudo o que fizerem a partir de então.

A MENSAGEM OCULTA EM COUNTLESS
Andei pesquisando as referências que poderiam haver no MV, já que em todos os MVs da SMTOWN há "mensagens subliminares" e a empresa é famosa por não esclarecer o significado por trás de seus vídeos - o que considero essa verdadeira arte!


O fato é que em Countless, MinHo é visto segurando um famoso romance em sua mão. Na verdade, o livro é "The Ruby Knight", de David Eddings. É a segunda história de uma série intitulada "Elenium". Na verdade, a série de três livros e inclui algumas cores importantes que valem a pena ser notadas: Três cores distintas onde cada uma tem um significado. Note que são as cores predominantes no cenário do MV. Os livros são “The Diamond Throne” (1º), “The Ruby Knight” (2º) e “The Sapphire Rose” (3º).

  

Resumidamente, e já traçando um paralelo, o primeiro livro é uma imagem da maldade do mundo e dos problemas que esses bravos cavaleiros devem enfrentar quando buscam a cura. O segundo, pode ser visto como, embora a jornada dos cavaleiros parecesse tão difícil, eles não estavam sozinhos, pois além da esperança, um anjo os observava e cuidava deles. A maldade do mundo nunca poderia manter a esperança longe dos cavaleiros, pois não pertencia ao mundo em primeiro lugar. É por isso que a esperança em si estava presente, estimando dias melhores. Já o terceiro livro remete ao fato de que nós não sabemos o que o futuro reserva, mas a vitória finalmente pode ser alcançada, porque nossos sacrifícios e esforços não serão em vão.


O que Our Page não tinha de simbolismos, Countless está cheio! O disco de vinil e a fita cassete no rádio que o Key segura, são referências aos solos do Jonghyun e ao próprio SHINee (em 1 of 1). Fora a referência do terno vermelho, do "binóculo" que o Onew veste nos olhos, etc... A história do SHINee pode não estar escrita no papel, mas ainda existe no som, gravações, fotos, vídeos e memórias. Acredito que este último videoclipe da série “A História da Luz” é SHINee dando adeus ao passado e à dor e ansioso por um futuro melhor. Eles nunca esquecerão o passado, mas sabem que devem seguir em frente. Para mim, esta é a sua história de mágoa, perda e cura, mas é também a sua história de encerramento e esperança de um futuro melhor. Os vídeos estavam conectados, assim como as histórias... uma longa, importante, inspiradora e emocionante história em homenagem a cinco bravos cavaleiros que enfrentaram o mundo juntos. Pura poesia! É o SHINee sempre sendo 5HINee!


-------------------------- ONDE LER MAIS SOBRE ISSO? --------------------------

~Rackys

14 comentários via Blogger
comentários via Facebook

14 comentários:

  1. Pior coisa do mundo e sofrer sem ter como contar ou compartilhar com alguém, com medo de acontecer igual ou a pessoa te julgar de forma errada achando que pode prejudicar a carreira ou outras coisas … #rip

    Shinee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Diego.
      Sei bem como é ter depressão e, talvez, por isso esse acontecimento com o JongHyun tenha mexido tanto comigo. Mas, acredito que só uma pessoa que não for caridosa, empática, de um bom caráter e com uma essência humanitária não se sinta assim, ao saber da tragédia.
      Falo por mim: eu tenho extrema dificuldade em lidar com mudanças e tenho ciência de que minha reação é a pior possível ao “curtir o luto”, mas confesso que com o SHINee estou aprendendo a lidar com isso de uma maneira melhor, não tão poética quanto eles, mas melhor.

      Obrigada pelo comentário e por oportunizar um leve desabafo por aqui! ^^

      Excluir
  2. Amei. PARABÉNS!
    Foco Força e FÉ…

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foco, Força e Fé.
      Saudade que não cabe em mim.. mas, ele precisa descansar em paz, né?
      JH para sempre nos nossos corações! <3

      Excluir
  3. Gente que lindooooo ah eu chorei… tudo explicado tão cuidadoso e detalhado, merece todos os aplausos do mundo!❤
    Bom eu fiquei sem palavras, e queria te agradecer por fazer algo tão lindo assim sobre os meninos. Parabéns, tá lindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ayumi, se você chorou, imagina eu, enquanto escrevia.. .rsrs.. Saudade que aperta o peito e não tem fim!
      Muito obrigada pela parabenização e fico extremamente feliz que tenha gostado!! ^^

      Excluir
  4. Que maravilhoso, não tem como não se emocionar e ao mesmo tempo se alegrar com tamanha grandeza e simplicidade de suas palavras a respeito do Shinee…Parabéns!!

    Responder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rosângela, tudo bom?
      Tudo o que os meninos fazem é de qualidade e nós, shawols, sabemos o quanto se esforçam para fazerem tudo tão perfeito, fora o dom que lhes é inato. Era o mínimo que eu poderia fazer por eles! Tentar ser fiel ao máximo… ^^
      Que bom que gostou! Fico extremamente feliz com isso! <3

      Excluir
  5. Jesus… Precisei respirar diversas vezes para ler sem ter uma crise de choro. Acho que eles foram perfeitos em todos clipes e conseguiram transmitir sua imensa tristeza pela perda do JongHyun. Acredito que eles vão conseguir seguir em frente, mas sem nunca perder a essência e a presença de JH, mas colocando uma nova marca em seus trabalhos de agora em diante: a marca da esperança de dias melhores e que estarão sempre juntos. Parei… Senão eu choro de vez… :'(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu que nem sabia mais como parar de chorar, enquanto escrevia? Eles são, acima de tudo, profissionais e é o que mais gosto nos integrantes do SHINee. Sempre que podem, fazem algo para nós, sahwols, por se colocarem em nosso lugar. Acho isso de uma humildade sem igual!
      Eles deixam várias marcas… de qualidade, de quantidade, de sentimentos, de melodia… e quando a gente pensa que não tem como serem mais perfeitos… Eles vêm e nos surpreendem!

      Excluir
  6. Excelente e emocionante texto! Quando o li, o fiz com os olhos lacrimejando. Parabéns por exprimir em palavras o sentimentos de muitos fãs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, fico feliz de saber que o mesmo sentimento que eu tive enquanto escrevia, foi passado para quem lia, emocionando assim… mas, devo isso ao SHINee, que se não fosse SHINee, não teria me feito conseguir passar nada disso para vocês! Mas, vida que segue, né, Sheila… a gente dá força pra eles, e eles retribuem sendo o melhor que conseguem…

      Excluir
  7. KCT.
    Por dois motivos.
    1) feliz em reconhecer algumas referencias por meu proprio mérito (professoras entusiastas fazem toda a diferença)
    2) ansiosa pra saber reconhecer o que ainda não sou capaz, e por tal inabilidade culpo a dobradinha pouca vida-muitas emoções a serem vividas.
    Bora viver e escutar mais SHINee.
    👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana...
      hahaha Sou uma entusiasta pra apresentar o SHINee pra qualquer pessoa hahaha Começo e não páro, mesmo. ^^
      Mas, coisa boa tem que ser compartilhada, né?

      Excluir

Deixem-nos saber o que achou do post! Comente aqui.

Todo site, quando desenvolvido com carinho, sem qualquer pretensão de lucro, espera algo em troca.
A única coisa que espero dos meus visitantes, além de gostarem do conteúdo, é comentarem nas postagens.
São estas pequenas coisas que não me deixam desanimar: saber que tem gente que acompanha, independente de concordar ou discordar de mim.
Então, se não for pedir muito, por favor, deixem umas blogueiras felizes! ^^

Paginação numerada



Subir