/> EU AMO DORAMAS: EXO | Chen anuncia seu casamento e movimenta a discussão sobre a Cultura Coreana

Aviso!

ATUALIZAÇÃO em: 03/03/21

Vamos passar por uma reformulada no Layout em breve e aí, todas as postagens que estão com probleminhas de chá de sumiço de imagens e partes do texto, vão finalmente ressurgir das cinzas como uma fênix. Também estamos vendo nossas artes, principalmente as logos usadas por nós, em produtos comerciáveis e gostaria de pedir que não roubem as imagens do site, pois todas foram compradas para serem únicas e exclusivas. O logo, a edição das capas, tudo. Se virmos espalhadas por aí, vamos processar, porque temos direito de imagem sobre elas, agora, tá? Beijos de luz!

sábado, 25 de janeiro de 2020

EXO | Chen anuncia seu casamento e movimenta a discussão sobre a Cultura Coreana


A semana mal começou e um acontecimento tomou conta das redes sociais. Kim Jong-dae (Chen) anunciou que vai casar e que sua noiva está grávida. Ele postou uma carta escrita de próprio punho no Lyns (aplicativo oficial do fã clube do grupo), dando a notícia e deixando os fãs surpresos.



"Olá, aqui é o Chen. Estou escrevendo porque tenho algo especial a contar a vocês. Eu não sei por onde começar e estou muito nervoso em dar a notícia, mas gostaria de ser o primeiro a contar aos meus fãs, que mostraram tanto amor e apoio por mim, que estou escrevendo apesar da minha escrita falha.

Eu tenho uma namorada com quem quero passar o resto da minha vida.

Primeiramente, fiquei preocupado com as consequências da minha decisão. mas a discuti com a agência e os integrantes em como revelar isso, para que vocês não ficassem tão surpresos. 

Mas fui abençoado por boas notícias.

Agora que não posso fazer o que estive planejando com minha agência e membros, me esforcei em tomar coragem, embora não estivesse completamente preparado. Não poderia mais segurar isso.

Agradeço aos meus integrantes, que me parabenizaram de coração, e muito obrigado a todos vocês por seu amor e apoio. Eu serei eternamente grato por seu amor, e farei o melhor que puder, como sempre, para retribuí-lo. Obrigado, sempre!"

A empresa SM Entertainment fez dois anúncios referentes ao Chen, confirmando as informações:

Olá. Aqui é a SM Entertainment.
Chen conheceu alguém precioso para ele e irá se casar. A noiva não é uma celebridade e o casamento será realizado em particular, apenas com a presença de suas famílias.
Para respeitar a opinião de suas famílias, o casamento e tudo relacionado a ele serão realizados em particular. Por isso, pedimos aos fãs e repórteres o seu entendimento.
Chen continuará trabalhando duro como artista.
Pedimos que enviem muitas bênçãos e parabéns ao Chen.
Obrigado.
e...


A noiva de Chen está grávida. No entanto, como ela não é uma celebridade, esperamos que todos entendam que detalhes reveladores, como quantos meses de gravidez ou previsão de parto são difíceis [de serem dados]. Por favor, cuidem bem de Chen, pois ele está sendo uma figura responsável.

Mais conhecido como Chen, ele é integrante do grupo de K-pop EXO (o segundo mais popular no Brasil) e também cantor solo, com dois álbuns lançados, sendo o segundo, repackage: "April, and a Flower" e "Dear my Dear", respectivamente.
Ele é dono da voz que também embalou diversas OSTs de kdramas, como Touch your Heart, 100 Days my Prince, Moon Lovers: Scarlet Heart Ryeo, Descendants of the Sun, It's Okay that is Love, dentre outros.



O que deveria estar sendo comemorado, virou motivo de hate na Coreia do Sul. Alguns fansites dele anunciaram o encerramento das atividades (e com isso, um boicote ao idol). Algumas fãs estão pedindo que ele saia do grupo, o acusando de traição. Outras, vão mais fundo, exigindo que a moça, que não é famosa, cometa aborto.
Felizmente, muitos fãs internacionais estão eufóricos com a notícia e inconformados com a cultura coreana que acha essa reação "normal".

Entendendo a Cultura do Kpop

Para quem acabou de conhecer o Kpop, essa é uma parte da indústria que, tirando pelo país de origem, o mundo considera "tóxica". Não por menos. Segundo nossos costumes, se o idol conseguir ministrar bem as datas de shows com a vida pessoal, sem que a mesma interfira em sua vida profissional, 'que mal há?', "Deixem-nos serem felizes!", "O que consumimos é a música deles, não eles", "Eles são humanos, é um direito deles!", etc. Mas, não é assim que a cultura coreana pensa e reage.
Quem assistiu Her Private Life (um kdrama de 2019), deve ter uma noção de como as fãs coreanas pensam a respeito do mundo do Kpop. A história além de contar a vida secreta da curadora do Museu de Arte Cheum, retrata a vida de uma "fangirl" de um fansite famoso. Her Private Life rompe a ideia de que os fãs e consumidores de Kpop, necessariamente, são adolescentes. Tratam a vida de uma fangirl com responsabilidade e de forma séria, quase que profissional.


Retrata, ainda, a diferença entre uma 'home master', como são chamadas as donas de fansites e uma 'sasaeng', fã extrema que persegue seus idols e invade sua privacidade com métodos questionáveis. A título de curiosidade, muitas vezes, as homma (abreviação para o termo da primeira) são cultuadas dentro do fandom, devido a qualidade de seu trabalho. Uma vez que a popularidade de seu fansite é tamanha, o idol também acaba acompanhando o seu trabalho.

Em contrapartida, o comportamento desta última, é obsessivo e beira o criminoso, até para os padrões coreanos, pois invade a vida pessoal de seus idols, muitas vezes colocando sua vida - e até mesmo a de outros - em risco, somente para ser notada ou conseguir uma foto comprometedora, ou ainda uma notícia bombástica. Elas, ainda, se diferem do tipo de fãs que estamos falando por aqui.



Como fã de um idol (fictício), a curadora explica como as fãs coreanas vêem os idols. Parte da indústria do Kpop os moldam para que sejam vistos como "o namorado perfeito". E as fãs compram esta ideia. O que, por um lado, é um dos pontos que diferencia o Kpop de qualquer outra 'indústria musical', pois a exemplificação da perfeição movimenta a compra de álbuns físicos por conta dos photobooks e cards, acaba sendo um "tiro no pé". Isso porque muitas fãs confundem o "amor de um idol pelo fã" com o "amor de um homem por uma mulher", e quando eles se envolvem em relacionamentos afetivos, o sentimento de traição aflora.

Indo mais a fundo na Cultura Coreana

Como eu disse, os idols são moldados a serem perfeitos. A exigência de serem extremamente lindos, (geralmente) com corpos bem definidos, com uma essência maravilhosa é uma realidade. - Embora no Super Junior, tenhamos um integrante gordinho e, extremamente, talentoso. - Eles, praticamente, não podem cometer nenhum erro. Isso porque mancha o grupo, a empresa, e pode prejudicar o lucro que obtêm com patrocínios, publicidade, etc.


Outro ponto a ser considerado é o fato de que, geralmente, os rapazes coreanos só "se tornam homens", oficialmente, depois de servirem o exército. Atualmente, o alistamento militar é obrigatório a partir dos 18 anos, tendo como prazo final, 28 anos de idade, servindo o exército por, aproximadamente, 1 ano e 8 meses.
Por este motivo, qualquer 'escândalo' do tipo é considerado um ato de irresponsabilidade. O Chen tem 27 anos, e somado a isso, engravidou sua noiva, antes do casamento. O que, para a sociedade coreana, é ultrajante e, de novo, irresponsável. Afinal, "onde já se viu um pai deixar o bebê sob a responsabilidade única da mãe, enquanto serve o exército?".
Okay, mas e o fato dele assumir a paternidade, não seria algo positivo? Pois é, não consideram isso, nada além de 'uma obrigação moral'. Porém, para alguns fãs, é mais do que "escândalo", é uma traição. Mas, uma traição, de fato, sentida por parte delas.


"Eu apoiarei sua felicidade completamente. Mas, eu não estou feliz. Estou doente. Mas, você ficará feliz quando for pai. Anime-se!"


"O EXO foi muito precioso nos meus 20 anos. Considerando os membros que fizeram tudo isso, fiquei tão chateada, traída, magoada e complexa, por isso decidi não pensar nisso. Gostei muito de você e espero que você seja feliz com essas pessoas. Mas, acho que não podemos esperar a felicidade juntos."


"Esse lodo vai e volta, toda hora, após o término do trabalho. Não sei o que vai acontecer com a minha mente, mas não tenho certeza se posso, EXO. Eu não quero mais me esfaquear ao olhar para ele."

O lado mais obscuro do mundo do Kpop

Quando alguns fãs (com a ajuda massiva dos anti-fãs) mais 'exagerados', se sentem traídos, eles costumam ter a prática de bullying online com os idols. Fora do universo online, geralmente, boicotam o grupo, deixando de consumir produtos cujas marcas estejam ligadas aos idols. Ou até, pasmem, deixam de comprar ingressos para shows, dar streaming nos vídeos e músicas. Passam a vaiar, toda vez que o idol aparece, entre outros comportamentos agressivos. Tudo de modo a forçá-lo a tomar a atitude que eles exigem.

Ainda não existem leis, no país, contra o cyber bullying. Há, porém, um projeto de lei, que tenta inibi-lo. A "lei sully" foi feita em homenagem à Sully que havia desenvolvido depressão por conta do cyber bullying coreano e nos deixou em 2019.


O fato da sua noiva não ser famosa, é um ponto positivo, pois na Coreia há uma lei que impede de expôr pessoas 'comuns' (cidadãos) sem autorização, principalmente em casos de bullying. Isso inibe um pouco as atividades de hate contra a moça que, até o momento, segue desconhecida. Caso fosse conhecida, sofreria tanto quanto o idol, como já aconteceu com outros nomes públicos.

A reação positiva dos fãs do Chen



As reações do fandom foram das mais variadas - e exageradas, vistas sob o prisma internacional. - Ao mesmo tempo que rolaram os hates, xingando o Chen, sugerindo o aborto e até exigindo sua saída do EXO, com direito a abaixo-assinado por parte de algumas fãs coreanas, também rolou um mutirão em favor do Chen no EXO e parabenizando-o pelo casório e paternidade.

Um fã, cuja identidade ainda é desconhecida, até usou a capa do seu segundo solo, Dear my Dear, acrescentando a figura de uma criança ao lado do casal desenhado, representando o seu apoio.


O EXO, a princípio, continha 12 membros e por inúmeras razões, o número diminuiu para 9. "Um fandom que viu 3 de seus membros saírem, não deveria querer a saída de mais um", e esse é um dos motivos que impulsionaram os fãs internacionais a se mobilizarem a favor do Chen.
Algumas fanbases do EXO, do Chen e do próprio SuperM, tomaram a iniciativa de pedirem views/streaming nos álbuns do Chen e EXO no Spotify e Youtube para que ele sentisse o apoio, mais do que a rejeição.

Fãs do mundo todo ajudaram as tags "#종대랑함께걸어갈게 (Vamos andar com Jongdae); #종대곁에있을게 (Estaremos ao lado de Jongdae) e #종대를_믿어" (Acreditamos no Jongdae) a assumirem a posição nos trend topics do Twitter, fazendo com que a tag-anti "#엑소지켜" (Proteja o EXO) caísse.



Uma fã internacional, tentando justificar - o 'injustificável' - do fandom coreano, levou uma invertida do jornalista coreano, Yim Hyun-su, que também é contra a prática.

 

Os fãs brasileiros, conteúdo, - lê-se, para variar, só que não - além de aderirem a ambas mobilizações, também assinaram o abaixo-assinado a favor do Chen e EXO e contra o Cyber Bullying e, ainda, participaram com diversos memes. Inclusive, criando bolão sobre o sexo do bebê, quem vai ser padrinho, quem vai cantar no casamento, etc.




É. Não é novidade que o brasileiro precisa, urgentemente, ser estudado pela NASA. Mas, piora! Outros memes, vocês podem acessar aqui, aqui, aqui, aqui e também narrando em thread como seriam os membros cuidando do(a) filho(a) do Chen: aqui.

Agora, se você, assim como eu, é contra esta parte da cultura coreana, por favor (peço de coração, mesmo), apoiem o Chen, dando streaming nas músicas do 🔗 Chen no Spotify e no youtube. É o máximo que podemos fazer, por enquanto. Além, é claro, de torcer com o fato de a empresa e os membros o estarem apoiando.

Que o EXO enfrente a todos de cabeça erguida! Que o Chen seja muito feliz no casamento! E curta bastante a paternidade. Não tenho dúvidas do quão ótimo ele será! São os meus mais sinceros votos.

~Rackys
10 comentários via Blogger
comentários via Facebook

10 comentários:

  1. Que o bebê venha com muita saúde é o que mais importa. Que seja muito amada .E que os papais a mimem demais.

    ResponderExcluir
  2. Pessoas assim não podem consideradas fãs; lamento !
    Eu amo EXO e amo Chen. Que ele seja extremamente feliz! ♥️

    ResponderExcluir
  3. Esse Modo possessivo dessas fãs beira a loucura. Por mais que amamos nossos tchucos, torcemos pela felicidade deles!! Seja no brasil ou na coreia ou no fim do mundo se preciso for. Apoio ao Chen e EXO!!

    ResponderExcluir
  4. Triste e pesada essa invasão na vida dos artistas. São humanos como todos, amam , sofrem. Parece que esses fãs não aprendem com as perdas no mundo K-Pop. Desejo que sejam felizes. Filho é bênção de Deus!

    ResponderExcluir
  5. Não é fácil ser fã de kpop mas nós que somos sensatas precisamos lutar pra fazer as pessoas de lá entenderem que eles são humanos e têm direito à vida pessoal. Excelente texto!

    ResponderExcluir
  6. Genteeeee… para tudo! Exigir aborto foi demais para a minha pessoa, podemos entender as diferenças culturais e tal, mas isso é surreal!! Eu espero que eles sejam muito felizes!! Tão lindo o que ele falou na carta! Vou estar apoiando da forma que eu puder e enviando muitas orações e muita luz para eles!!!❤️

    ResponderExcluir
  7. Ontem quando li a notícia fiquei muito triste em saber como os ídolos são tratados na Coreia …
    Não conhecia o trabalho do Chen, mas não posso ver essa injustiça …
    Vou fazer o que eu posso, ouvir as músicas e torcer pra que ele seja muito feliz …

    ResponderExcluir
  8. Confesso que me revolta muito esse modo de amar e colocar o idol em um pedestal, porém esse é o resultado do que a indústria planta e todos acabam sofrendo! Muito triste ter que ler essas notícias, o que nos resta é apoiar os idols que são atacados e torcer para que essas práticas mudem!

    ResponderExcluir
  9. As fãs coreanas são tudo loucas, fora da casinha e precisam de tratamento urgente. Tratamento em massa.
    Estou feliz pelo Chen. Tem mais é que seguir sua vida e ser feliz da forma que lhe convém.

    ResponderExcluir

Deixem-nos saber o que achou do post! Comente aqui.

Todo site, quando desenvolvido com carinho, sem qualquer pretensão de lucro, espera algo em troca.
A única coisa que espero dos meus visitantes, além de gostarem do conteúdo, é comentarem nas postagens.
São estas pequenas coisas que não me deixam desanimar: saber que tem gente que acompanha, independente de concordar ou discordar de mim.
Então, se não for pedir muito, por favor, deixem umas blogueiras felizes! ^^

Paginação numerada



Subir