/> EU AMO DORAMAS: JDRAMA | Good Morning Call

Aviso!

ATUALIZAÇÃO em: 03/03/21

Vamos passar por uma reformulada no Layout em breve e aí, todas as postagens que estão com probleminhas de chá de sumiço de imagens e partes do texto, vão finalmente ressurgir das cinzas como uma fênix. Também estamos vendo nossas artes, principalmente as logos usadas por nós, em produtos comerciáveis e gostaria de pedir que não roubem as imagens do site, pois todas foram compradas para serem únicas e exclusivas. O logo, a edição das capas, tudo. Se virmos espalhadas por aí, vamos processar, porque temos direito de imagem sobre elas, agora, tá? Beijos de luz!

sábado, 27 de julho de 2019

JDRAMA | Good Morning Call

Sempre tem um dorama que se a gente não falar dele, não nos sentimos completos. Muito antes de falar em Goblin - que será um dos próximos que resenharei - senti que precisava falar de Good Morning Call para tentar dar fim ao hate que rola em cima dele e, quem sabe, trazer uma nova perspectiva a quem insiste em olhar o protagonista com maus olhos. Desta vez, não vou dizer que gostar dele é uma questão subjetiva - porque gosto é igual cu e cada um tem o seu. - Não! Hoje, vou arriscar dizer que é preciso examiná-lo, primeiro. É preciso se despir de estereótipos, se colocar no lugar dele, não do da mocinha, se aprofundar na personalidade dele e na época em que foi escrita a história. Só assim serão capazes de me entender! E, antes de concordar ou não comigo, é importante, pelo menos, acompanhar o raciocínio... Os desafio a analisarmos Good Morning Call juntos!



Empatia não é se colocar no lugar do outro com a nossa cabeça e a nossa visão de mundo. Empatia é, na verdade, a capacidade de colocar no lugar do outro com a cabeça do outro. Com essa resenha, vamos mergulhar na personalidade do Uehara e, só quando a definirmos por completo, nos focaremos na personalidade da Nao. Assim, ficará fácil entender a minha posição perante este dorama e o relacionamento deles. 
Primeiramente, é preciso tirar da nossa cabeça que todo personagem masculino que ousar ser o protagonista, tem que ser perfeito, porque não tem. Particularmente, eu até prefiro quando não são. Afinal, tudo o que é perfeito demais, você desconfia, porque sabe que não existe. Caras como o Uehara existem aos montes, mesmo que você não tenha tido nenhum tipo de experiência em sua vida amorosa com o tipo dele. Mas, antes de nos aventurarmos a mergulharmos em suas personalidades e temperamentos, vamos à sinopse:

Gênero: Comédia Romântica Adolescente
Episódios: 17 / 10
Exibição: 2016 / 2017
  • Sinopse: A adolescente Nao Yoshikawa mudou-se para seu próprio apartamento 305 na cidade, quando seus pais voltaram ao país para administrar a fazenda da família. No entanto, ela logo descobre que Hisashi Uehara, um colega de boa aparência, também está se mudando. Percebendo que eles foram enganados em alugar o mesmo apartamento, eles concordam em se tornar companheiros de quarto, a fim de fazer o pagamento do aluguel. A história segue suas aventuras enquanto eles tentam manter sua coabitação em segredo de seus colegas, com Nao desenvolvendo sentimentos românticos por Hisashi quando ela o conhece melhor.

Good Morning Call foi baseado em um mangá shōjo de 11 volumes, escrito por Yue Takasuka, lançado por SHUEISHA, em Setembro de 1997, durando até Abril de 2002. A autora Yue Takasuka começou a publicar uma sequência da série intitulada Good Morning Kiss, desta vez na revista Cookie, da mesma editora, no ano de 2007. A história trabalha dois modos de amar distintos, que não são definidos como certo ou errado, mas realistas, ainda que de maneira caricata. O relacionamento da Nao e do Uehara divide opiniões porque quem assiste esquece de se despir dos estereótipos do protagonista perfeito e se precipitam em julgar a história inteira com base naquilo que eles fariam. E o erro só começa aí! É necessário, portanto, entender o Uehara primeiro.


Uehara perdeu seus pais de uma maneira muito trágica e durante uma boa parte de sua vida foi apaixonado pela mesma mulher. Mas, se tratava de um amor platônico, uma paixão impossível, uma vez que ela era sua cunhada, esposa de seu irmão mais velho. Sem muitas opções e em respeito a seu irmão, foi obrigado a aprender a manter seus sentimentos escondidos, em segredo e por anos.
Agora, vou contar uma coisa para vocês, caso não saibam: A personalidade de uma pessoa não é inata, ou seja, não nasce com a pessoa, como é o caso do temperamento, ela se desenvolve com o tempo e tem muitas influências com as experiências vividas. Sabendo disso, não me parece difícil entender por quê o Uehara tinha tanta dificuldade em expôr seus sentimentos para a Nao. Pensem bem: Ele viveu anos aprendendo que tinha que escondê-los porque é exatamente assim que ele viveu. Quem queria que ele fosse uma pessoa normal ou romântica, está exigindo demais dele. Acredito, ainda, que por conta da personalidade da Nao, a dele ficou parecendo mais fria, mas não é, necessariamente, a realidade, nem menos algo ruim.
A Nao é uma personagem extremamente caricata! O romantismo dela é elevado à décima potência. Ela é uma sonhadora nata e isso acaba fazendo com que queiramos uma pessoa que corresponda aos anseios dela. - Então, não levem como crítica o que eu disse acima, eu sei que é normal esperar um oppa perfeito, okay? Só achei necessário frisar que para entender o Uehara, precisaríamos nos desfazer do estereótipo do "cara perfeito". - Porém, sabemos que corresponder a todas as exigências da Nao, é humanamente impossível. - Sabemos, né? - Por mais caricata que ela seja, a Nao também retrata a típica adolescente que busca um estereótipo muito alto num cara, mas que se apaixona por aquele que a desafia e foge, totalmente, dos seus padrões.


Embora eu já tenha dito, qual é, então, a sacada de Good Morning Call? Contar a história de duas pessoas, completamente opostas entre si, que se apaixonam verdadeiramente um pelo outro e devem lidar com as próprias personalidades para fazer o relacionamento dar certo. Então, sim, ambos DECIDEM mudar pelo outro. É diferente de quando só um muda ou quando um se vê obrigado a mudar. Tudo o que acontece entre os dois é de forma natural, suave e leve. Errando e aprendendo, realista como a vida é. E eis o real motivo pelo qual eu AMO os dois juntos, contrariando TODOS OS HATES!

"Ah, mas eu preferia a Nao com o..."

Então, meu bem, ninguém liga... porque não é você quem decide, nem sou eu, mas a Nao (ou quem escreveu a história) e o máximo que a gente tem que fazer, enquanto leitor ou telespectador, é entender o porquê. - Desculpem-me, mas é que a minha paciência com hate nesse dorama, é mínima. -  Entendam: Não se trata de eu não aceitar opiniões diferentes, mas é porque acredito, com todo o coração, que quem o pratica não entendeu a personalidade do Uehara, nem da Nao, muito menos a proposta da história. Vejam: okay, e daí que os outros personagens masculinos são fofos? Porque são fofos e por combinarem mais com as expectativas da Nao, ela deveria escolhê-los? Acham mesmo que amor é algo controlável assim? Pura razão e fim?


A Nao e o Uehara se conhecem quando descobrem que foram enganados pela mesma proprietária e terão de dividir o mesmo apartamento para continuar os estudos, concordando em manter isso em segredo. Se apaixonaram quando dividiram o apartamento, e não porquê o dividiram. Ambos se apaixonaram pelas qualidades e defeitos um do outro e, por isso, é tão difícil para algumas pessoas entenderem que, para fazer o relacionamento dar certo, a Nao aprendeu a abaixar as expectativas (que nunca fez bem para ninguém, na vida real) e o Uehara aprendeu a demonstrar um pouco mais seus sentimentos (que é justificável pela sua história de vida). E essa mudança não acontece da noite pro dia - ainda bem! - é gradativa e se arrasta por 2 temporadas. Ambos se desafiam em nome do relacionamento deles. O fato de o destino tê-los colocado no mesmo apartamento, não necessariamente significa que se apaixonariam. Conseguem compreender isso? Duas pessoas que crescem juntas, não necessariamente se apaixonam. É o caso de milhares de "amigos de infância" que ficam na friendzone! É preciso algo a mais para que duas pessoas se apaixonem. A história narra, justamente, a ideia de que os opostos se atraem e por isso é tão complexo e divide opiniões. 
A Nao conta com a amizade de Marina que, percebendo que o Uehara é um pouco desligado, acaba sempre dando algumas (in)diretas que o fazem entender como funciona a mente da Nao. É claro que ele está longe de ser o cara perfeito, e pela sua personalidade ser tão diferente da dela, ele próprio acaba percebendo que não conseguirá responder às expectativas dela. Seus conflitos giram em torno de como farão para se adaptar um ao outro...
O próprio o Uehara chega a dizer em um momento:


"A Nao me salvou!"

Se isso, para vocês, não é demonstração de afeto, eu não sei mais o que é. Nem tampouco o que mais querem. Já disse, não existe homem perfeito! E os oppas perfeitos, meus amores, não existem na vida real! Verdade nua e crua, mas precisa. Tem mais! TODOS os amigos da Nao e os do Uehara percebem o quanto ele se esforça para demonstrar seus sentimentos à Nao, para dar a ela mais segurança, o problema é que ela é insegura de natureza, porque ele é o "cara mais popular do colégio" (etc, etc, etc e todos os clichês de mangás shōjos que já sabemos). Claro, que o jeito dele ser colabora com a insegurança da Nao, mas ela, também, o tempo todo duvida dos sentimentos dele, por ele não ser como ela. Esquece que AS PESSOAS AMAM INTENSAMENTE MAS DE MANEIRAS DIFERENTES. E esse é o ponto-chave da história do dorama! - Olha que sacada mais realista, minha gente!? - Vocês podem não ter entendido, mas há muitos motivos para ser Team Uehara! 

O que confirma a minha teoria sobre o Uehara não ser uma má pessoa e, verdadeiramente, amar a Nao, é o final da primeira temporada, em que secretamente, faz uma proposta para a proprietária do apartamento, garantindo o seu futuro. Só quem não entendeu o sentido desta cena que pode acreditar que ele não a amava. ^^

Preciso lembrá-los, ainda, que a história é sobre um romance adolescente, embora seja trabalhado em cima de um tema complexo, então não esperem muitas emoções e beijos ardentes, apenas se aprofundem na personalidade deles e eu garanto que não se arrependerão.

************************************** ONDE ASSISTIR **************************************

• Netflix (1ª e 2ª temporadas) • Mahal Dramas Fansub 

~Rackys

17 comentários via Blogger
comentários via Facebook

17 comentários:

  1. É aquela história né, se não viu veja e se já viu, veja de novo!
    Toda vez que ela vem com uma resenha ou indicação ele, automaticamente, vai parar na minha lista.
    Good noting call foi um dos poucos o primeiro dos poucos doramas que dropei, quando o vi pela primeira eu não tinha ideia de que havia gente que se dedica à isso nem do mundo incrivelmente novo que havia ali por trás, e sem ninguém para me ajudar ou me guiar eu o larguei.
    Você me vem com uma luva de pelica e me dá um tapa no meio da fuça, desconstruindo alguns preconceitos e me abrindo aos olhos, para o que hoje eu procuro sempre prestar atenção, estude a personalidade do personagem. Bom, sinto lhe dizer que não foi o que fiz na época, mas takeopariu, eu vou ver GMC depois dessa resenha com total e absoluta certeza, com esse tanto de informações preciosas, largar não é uma opção.
    Você, mais uma vez, está de parabéns ❤️

    ResponderExcluir
  2. Confesso que quando comecei a assistir, queria dar dois murros na cara do Uehara. Um de cada lado. Porém, com o passar dos episódios, apesar de shippar ela com TODOS menos com ele, fui percebendo que o amor entre eles era maior que qualquer tentação externa (incluindo aí as investidas em cima dele, tambem).
    Com sua resenha e devidas explicações acerca dos motivos do nosso prota para ser como é, tudo ficou mais claro ainda pra mim.
    Obrigada por abrir nossos olhos e mentes pra coisas que nem sempre percebemos ao assistir doramas, porque as vezes ficamos tão envolvidos na estoria, nas cenas engraçadas e na nossa eterna vontade de ver na tela os nossos mais profundos desejos, que esquecemos de colocar em pratica essa empatia mencionada. Resenha boa é assim. ������������

    Obs: "Ambos se apaixonaram pelas qualidades e defeitos um do outro". Acho que não preciso comentar, né? ��

    ResponderExcluir
  3. Bom..Good Morning Call não foi um dilema pra mim, nunca! Pois penso igual a vc! Ter uns acessos de raiva enquanto estava vendo o dorama é fato! É normal!..Quem não fica irada com todos os protas em diversos doramas por terem atitudes piores ou pouco piores que as dele? Atire a primeira pedra quem nunca ficou? 🙈🙊🤪😂.. mas o amor e o ódio vivem juntos ou moram ao lado do outro 🤪😂 e opostos se atraem tbm...🤪🙄😂
    Toda vez que assisto um dorama, eu particularmente levo em conta a história narrada pelo autor, as personalidades de cada personagem, a época do dorama e toda a característica da série. Se não levar eu acabo por não gostar de um ou outro dorama...acho que por isso nunca dropei. Senão como assistir doramas com finais tristes? Aquele em que a própria sinopse já diz que vai ter morte? Ou aquele dorama que vc torce pra ninguém morrer e morre todo mundo!! O Uehara nos deixa entender como a personalidade dele foi criada, como ele não demonstra os sentimentos dele...e toda a sua crença cai por terra, quando se depara com a Nao!! No início ela é tudo que ele não acreditava, mas por falta de vivencia!! Ela é intensa ou melhor definir como super intensa!!! Nível hard!! Como vc disse eles se apaixonam não só pelas qualidades do outro, mas por entenderem a personalidade do outro, compreenderem os defeitos...ou vai dizer que seu crush, namorado, namorido, marido, amante, parceiro nao tem defeitos?! Trucooo!!..e o incrível é quando aquele outro se torna o seu ideal e fica tão próximo que vc só quer tocá-lo. Para não dar spoiler tbm fico por aki...mas aquela cena citada no seu "Spoiler" derrete qquer coração de gelo!! Que pense que o Uehara era um iceberg!! E mais uma vez parabéns pela excelente resenha!! Continuo sua fã!!😉 Minha "resenhista" predileta!!😂😍😍😘

    ResponderExcluir
  4. Amei essa resenha!!! Super detalhadas e cheia de informações!!! Já está nos meus favoritos!!! Ansiosa esperando a de Goblin!!! Parabéns! Super recomendo! ��

    ResponderExcluir
  5. Eu terminei de assistir ontem, e gostei bastante, jamais passou na minha cabeça não gostar do uehara , talvez me identifico com ele e por isso consegui entende-lo muito bem, sem julga-lo. Amei sua resenha.

    ResponderExcluir
  6. Adoro esse Dorama!!! E como foi um dos meus primeiros tenho um carinhos especial, eu adoro a Nao, dei boas risadas com ela e achei o amor deles tão fofo e sincero que não tinha como imaginar ela com outro que não fosse o Uehara, hehe! E depois de ler essa sua resenha me deu até vontade de assistir novamente, rsrs! Eu concordo com tudo que você disse, acho que o Uehara além de ter passado por tudo que passou ainda conseguiu ser um bom aluno e um menino trabalhador, nada mais justo que ter uma garota boa e fofa como a Nao ao lado dele!
    Parabéns por mais essa espetacular resenha, você arrasa SEMPRE!!!

    ResponderExcluir
  7. Foi a resenha mais perfeita que lê sobre esse Dorama, achei exatamente tudo que você falou, duas pessoas tentando verdadeiramente melhorar pela pessoa amada. Assisti e super recomendo.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com tudo que você disse! O relacionamento deles não tem nada de tóxico como li em alguns comentários. É exatamente o que você Colocou, são duas pessoas completamente diferentes que se apaixonaram uma pela outra. Nao é muito insegura e Uehara aprendeu a esconder seus sentimentos e os dois vão aprendendo juntos como conduzir seu relacionamento. Ele embora fosse o sonho de consumo das meninas do colégio e depois da faculdade, nunca deu confiança para nenhuma delas, assim como a Nao nunca viu nenhum dos seus pretendentes com outros olhos. E isso é até dito no Dorama, eles nunca tiveram olhos pra mais ninguém, nunca tiveram dúvidas dos seus sentimentos. Uehara nunca a desrespeitou, pelo contrário. Os dois eram inexperientes, até porque ele mesmo sendo um galã, nunca se interessou por ninguém, porque era apaixonado pela cunhada até se apaixonar por ela e aprenderam um com o outro como poderiam melhorar a relação e ver essa evolução gradativa foi muito gostoso e divertido. Eu simplesmente amei esse Dorama. É exatamente como você colocou, é só se colocar no lugar dele, que conseguimos entender porque ele tem tanta dificuldade em demonstrar seus sentimentos.
    E ninguém liga para os chatos de plantão kkkkkkkkk
    Uehara e Nao são um casal que me encantou com todos os seus defeitos e problemáticas, porque não escolhemos quem vamos amar e ver eles querendo e buscando melhorar um pelo outro foi muito fofo e com a ajuda dos amigos rendeu bastante risadas.

    ResponderExcluir
  9. Caraaaaa…. Resenha Maravilhosaaaaaaa!!! Você falou tuuuudo! Eu concordo com cada palavra, também acho que o Uehara ama a Nao do jeito dele e eles tinham que ficar juntos pronto e acabou!!! hahahahahaha….
    Amo suas resenhas e aguardo ansiosa pela de GOBLIN.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por vir conferir a resenha! Sei que também é team Uehara e espero que tenha gostado bastante da resenha. HAHAHA.. Acho os dois juntos muito fofos… eles aprendem e evoluem um com o outro de maneira gradativa, acho isso muito legal! Amei as duas temporadas, sinceramente! ^^
      Meu terceiro dorama da lista infinita hahaha ^^’
      Sobre Goblin, talvez demore mais um pouco, tô escolhendo as melhores palavras, ainda. haha Mas vai sair.

      Excluir
  10. Eu tenho essa visao! Sempre avalio dmo dorama nao so como eu goataria que ele fosse e ou terminasse. Mas no contexto de toda a historia. Sempre bom olhar com os olhos dos outros e entender ou pelo menos tentar! Nem nos meros mortais conseguimos a plenitude do amor, pq com o dorama seria diferente. Logicooo que ficamos borbulhando quando temos prota melosos…mas se fossem todos assim sera que ainda estariamos em extase constante? Penso que nao. Sou aquela que adora chorarrrr…doramas de lagrima sao minha praia GMC foi um dorama esplêndido de ver e entender todas as reacoes, e colocar no lugar deles e descobrir que é isso que acontece: Ninguem é perfeito mais do que o outro! O amor pode vir de onde menos esperamos. Tem final feliz??? Tem o final que mereceu! Uma historia que durou 2 temporadas, cheia de imperfeicoes perfeitas!! Tendeu? Se nao… assistam!! Segue adiante Senorita Quel!! Aguardo suas resenhas ansiosamente! Sou sua fã!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que quem se limita a gostar de um dorama, apenas com o “seguiu o roteiro que estimei na minha cabeça” perde muito na hora de apreciar uma história. Ao invés de tentar colocar o dorama dentro dos meus padrões, eu acho sempre importante tentar entender o do autor… e quase nunca me decepciono. É difícil entender a linha de raciocínio, e para isso precisa pensar bastante e mergulhar em casa personagem.. acho que nem todo mundo se permite a isso, o que é uma pena! Mas, venho tentando mostrar, aqui, que até mesmo os doramas que mais recebem hate, tem uma história com fundamento, um aprendizado profundo para contar…
      Acho que estou conseguindo? Tomara que sim.. ^^
      Obrigada por ter vindo prestigiar, Gi! ^^ Bjo Bjo..

      Excluir
  11. Gostei muito, vou da mais uma chance pra este dorama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari…
      Olha, nossa, esse é o comentário que eu mais gostei de ler, com todo respeito aos outros.
      É que escrevi a resenha justamente para quem tinha algumas ressalvas com ele, e saber que vai dar uma chance nova para Good Morning Call por conta da minha resenha, não tem preço, portanto, MUITO OBRIGADA por aumentar a minha vontade de continuar… ^^
      Espero que volte para me contar o que achou dele depois de assistir com um novo olhar..
      Beijos…

      Excluir
  12. Amei a resenha!!!!
    Entrei a pouco tempo no mundo dos Doramas e esse é próximo da minha lista kkkkkkkk
    Ps: você escreve muito bem ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi…
      Muito obrigada pelo elogio, Lunna! haha
      Espero que goste desse… parece bobinho, mas a ideia por trás dele vale a pena.. ;P

      Excluir

Deixem-nos saber o que achou do post! Comente aqui.

Todo site, quando desenvolvido com carinho, sem qualquer pretensão de lucro, espera algo em troca.
A única coisa que espero dos meus visitantes, além de gostarem do conteúdo, é comentarem nas postagens.
São estas pequenas coisas que não me deixam desanimar: saber que tem gente que acompanha, independente de concordar ou discordar de mim.
Então, se não for pedir muito, por favor, deixem umas blogueiras felizes! ^^

Paginação numerada



Subir